-
Arquitetos: Leo Romano
- Área: 672 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Edgard Ceasr
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa TP é definida por dois blocos monolíticos que compõe a fachada principal. A ideia é uma volumetria elegante, simples e com uma linguagem pura, criando um contraste com a exuberante mata que cerca o terreno. A adição de alguns elementos como os chanfros e os ripados trazem complexidade a pureza formal do projeto.
Na setorização da casa as áreas de lazer e serviços, foram reservadas para o pavimento inferior, facilitando o dia-a-dia dos moradores e permitindo uma maior privacidade a área íntima locada, no pavimento superior. Com vista para a mata, a piscina foi locada na extremidade do lote, a ideia é ter a sensação de conexão e proximidade com a mata, além de permitir uma vista livre da área gourmet e da sala de estar para a paisagem.
Logo na entrada da casa, um grande vão livre permite a integração completa da sala de estar, jantar e gourmet. No volume a esquerda, a brinquedoteca se comunica com área de lazer e a piscina, além de um quarto de hóspedes, que permite uma maior liberdade ao visitante. Ainda no pavimento térreo, a direita estão os ambientes de serviço, como a cozinha e área de serviço.
No pavimento superior, a escada se conecta com uma pequena sala de estar que se integra com uma copa, permitindo que os moradores não percorram grandes distâncias para ter acesso a cozinha. A casa contém 3 suítes, sendo uma delas a suíte master, com uma vista ampla para mata.
Um dos pontos altos do projeto são as peças de design desenhadas pelo Leo. Para além do lúdico cogumelo na brinquedoteca, boa parte dos mobiliários são assinados pelo arquiteto. A união entre a arquitetura e o design permite que a casa possua uma linguagem unificada, autoral e repleta de poesia, que são características presentes nas obras do arquiteto.